O Núcleo de Fotografia de Campinas
O objetivo principal do Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa), hoje certificado como Ponto de Cultura, é estar à frente da produção de atividades culturais relacionadas à difusão e o fomento da fotografia na cidade e região. Além disso, o Núcleo tem como missão reunir fotógrafos e fotógrafas interessados na troca de experiências, na discussão das diferentes faces da produção fotográfica – linguagem, estética e técnica, sem esquecer da fotografia contemporânea.
O NuFCa vislumbra a perspectiva de produzir e organizar eventos que divulguem as atividades fotográficas do grupo e externas a eles. Por isso, o Núcleo é aberto à participação de qualquer fotógrafo/a, grupo ou pessoa interessada na promoção de eventos que digam respeito ao universo da produção fotográfica.
O NuFCa é uma entidade sem fins lucrativos. Há uma contribuição mensal dos associados/as que custeia sua administração para a existência da entidade.
Nossa história
No final da década de 1980, o movimento de abertura política que corria pelo país depois de um longo período de censura e ditatura, provocava nas pessoas a busca de novos caminhos para a realização de ações que dessem espaço à expressão individual ou coletiva.
O ano era 1989; o local, o auditório do teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes; o evento, a VIII Semana Nacional de Fotografia (SNF) em Campinas. Ao final do encontro, os participantes Celso Palermo e Silnei Martins motivados pela paixão pela fotografia perceberam que era o momento oportuno para lançar a proposta de criação de um Núcleo de Estudos em Fotografia.
Em Campinas, a formação de um grupo de fotógrafos dispostos a discutir sobre fotografia em todos os seus âmbitos era um bom argumento para se reunirem. A ideia teve a adesão de várias pessoas, dentre eles Isabel Pagano e Lauro Lino. Em 18 de janeiro de 1990, os 13 participantes da primeira reunião definiram os objetivos básicos do grupo: trocar experiências e promover estudos sobre temas específicos e organizar atividades práticas.
Mas era preciso registrar e oficializar o nascimento do Núcleo de Estudos de Fotografia de Campinas por meio de um regimento interno. Para isso, foram realizados vários encontros para a discussão do documento e sua concretização. Entretanto, com o tempo muitos foram se desligando do grupo, mas Celso, Lauro, Isabel e Silnei decidiram por manter o grupo e com atividades práticas e o chamamento de outros interessados foram mantendo as reuniões na Sala Glauber Rocha dentro do Centro de Convivência Cultura. Ali promoviam discussões a partir de portfólios que os participantes levavam, convidavam pessoas para fazer palestras, organizavam ciclos de filmes que tivessem como tema a fotografia ou em razão do diretor de fotografia no filme. Eles também proporcionavam atividades culturais como palestras, ciclo de filmes, exposições e saídas fotográficas. Com esse movimento, conseguiram formalizar o documento de registro da fundação do Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa) em 1996.
Entre o período de 1996 e 2009, o Núcleo realizou diversos eventos difundindo a fotografia na cidade e região, seja na organização seja apoiando. Destaca-se a Semana de Fotografia que organizaram em 1996 com exposições, palestrantes e oficinas somente com o apoio do governo municipal e de alguns comerciantes.
Desde sua fundação até o momento, a presidência do NuFCa foi ocupada por Celso Palermo, Silnei Martins, Roberto Mercury, Rodrigo França e Rafael Jorge.
Hoje
Nesses mais de 30 anos de atividades, o Núcleo tem reunido fotógrafos e fotógrafas profissionais, amadores e pessoas que desejam conhecer esse mundo apaixonante da fotografia para a troca de experiência e discussão sobre linguagem fotográfica. Como coletivo, apoia e divulga o desenvolvimento da arte fotográfica, dissemina conhecimentos fotográficos para os associados e comunidade em geral, promove atividades culturais e educativas, tais como cursos, seminários, palestras, exposições, feiras, publicações e tarefas afins.
O Núcleo de Fotografia de Campinas desde sua fundação mantém parceria com o Museu da Imagem e do Som de Campinas – (MIS), realizando diversas atividades em conjunto. Além disso, já parte da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto.
Em 2009, o NuFCa passou a integrar a comissão de Organização da Semana de Fotografia Hercule Florence, junto com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas; a Câmara Municipal de Campinas; a Prefeitura Municipal de Campinas e a Revista Studium (infelizmente fora do ar), dentre outros, e desde então o grupo se envolveu na produção de palestras sobre fotografia como parte integrante da programação do hoje Festival Hercule Florence.
Desde 2012, o NuFCa organiza e divulga o concurso de fotografia da ONG S.O.S. Ação Mulher e Família – importante instituição que combate a violência contra a mulher há 35 anos.