Campinas tem tudo para ser “a cidade da fotografia” no Brasil, afinal o inventor francês Hercule Florence, que viveu por volta de 1830 a 1879 em Campinas, foi o criador da fotografia quando pesquisava processos alternativos para a reprodução gráfica em 1833.

Florence chegou ao Brasil em 1824 vindo da França. Depois de uma passagem pela passagem pelo Rio de Janeiro veio morar em Campinas (SP) contratado como desenhista para fazer da segunda parte da Expedição Langsdorff. Era uma viagem de estudo de História Natural patrocinada pelo Império Russo e encabeçada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, médico alemão naturalizado russo e cônsul da Rússia no Império do Brasil. Entre 1825 e 1828, ele Florence passou pelas províncias de São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará, citados em seu relato. Seus desenhos podem ser vistos na Sala Hercule Florence no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Aquarela de Hercule Florence. Samanbaya et Guaytivoca. Cocaes, 27 de agosto de 1827.
Aquarela de Hercule Florence. Samanbaya et Guaytivoca. Cocaes, 27 de agosto de 1827.

O desenho era apenas uma das suas habilidades artísticas. Ele também pintava, era tipógrafo e naturista. Por conta da confecção de rótulos para os vidros farmacêuticos, em 1833, Florence conseguiu fixar em papel a imagem captada por câmera escura, por meio de sais de prata. Um processo próximo àquele que, sem seu conhecimento, era pesquisado na França por Joseph Nicéphore Niépce e por seu sócio e sucessor, Louis Daguerre, e por William Henri Fox Talbot na Inglaterra.

E como prova, Boris Kossoy em seu livro “A Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil” resgata e comprova a realização dos experimentos precursores de Hercule Florence com métodos de “impressão de luz”, que o levaram a uma descoberta independente da fotografia no interior do Brasil. Ao seu invento, Florence deu o nome de “photographie”, palavra criada por ele, que significa escrever com a luz.  Ele usou a palavra em 1834, quatro anos antes de o químico inglês John Hershel cunhar o termo “photography”.

Para saber mais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui