A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (ESCULT), desenvolvida pela Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, representada pela Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura (DTRAC) em parceria com o Instituto Federal de Goiás, foi criada em 2024 como parte do Programa de Capacitação e Qualificação Profissional, que visa ampliar os processos formativos de setores técnicos e que dão suporte às atividades culturais. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, oferta Cursos Livres, Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos de Pós-Graduação.
A escola é um projeto que honra o legado de Solano Trindade, poeta, artista plástico, ator, teatrólogo e ativista cultural, reconhecido como um dos mais importantes expoentes da cultura popular brasileira. Nascido em 1908, em Recife, Pernambuco, Solano Trindade dedicou sua vida à valorização das expressões artísticas do povo negro e das tradições culturais afro-brasileiras. Fundador de movimentos culturais e teatrais como o Teatro Popular Brasileiro (TPB), sua atuação destacou a importância da arte como ferramenta de transformação social e como forma de resistência e afirmação de identidade. Seus poemas, marcados por um lirismo político e engajado, permanecem como uma inspiração para artistas, educadores e militantes culturais.
A escola oferece uma ampla gama de cursos que incluem fotografia, produção audiovisual, teatro, dança, artesanato, produção cultural e outros campos das artes. Esses programas têm como objetivo democratizar o acesso à educação cultural e preparar os participantes para atuarem tanto no mercado profissional quanto em suas comunidades, promovendo o protagonismo cultural.
Atualmente, a escola está com inscrições abertas para seu Curso Livre de Fotografia, oferecido no formato Ensino a Distância (EaD). O curso é gratuito e permite que alunos de diferentes localidades tenham acesso a uma formação de qualidade. Os interessados devem se inscrever até o dia 9 de janeiro de 2025.
Para saber mais acesse: https://escult.cultura.gov.br/
Para conhecer o cronograma de cursos 2024/2025 da Escola, acesse: https://escult.cultura.gov.br/blog/index.php?entryid=1